Dessintonizados, donos e arrendatários lutam para manter comando de rádio

Adilson Neves e Manoel Bispo mostram a documentação registrada
Ilhéus 24h

Arrendatários e proprietários da Rádio Bahiana AM, em Ilhéus, não estão numa mesma sintonia. Esta semana surgiu a informação de que a emissora havia sido vendida para o pastor Adilson Neves, também diretor da rádio comunitária Conquista FM. A negociação teria sido feita entre o pastor e um dos filhos do falecido radialista Tony Neto que, "no preto e no branco" seria o verdadeiro proprietário da emissora.

O valor da negociação teria sido o passivo da emissora, que estaria acima de um milhão de reais. O pastor assumiria o débito e passaria a comandar uma das mais tradicionais emissoras de rádio do interior da Bahia. Enquanto o pastor e Manoel Bispo posavam para foto, de posse da documentaçao que transferia a emissora para os domínios de Adilson Neves, os atuais arrendatários, o ex-vereador Jailson Nascimento e o sindicalista Bebeto Galvão, garantiam desconhecer o negócio. "É um boato, uma inverdade", disse há pouco ao Jornal Bahia Online, Maurício Galvão, filho de Bebeto, então gestor da parceria.

Maurício garante que a Rádio Bahiana está fora do ar, nos últimos dias, por conta de um equipamento queimado durante o mal tempo registrado semana passada. "Até a semana que vem estaremos de volta", garantiu. Maurício Galvão disse que até o momento não apareceu ninguém na emissora se apresentando como o novo dono dela. O fato que é a Rádio Bahiana de Ilhéus tem sido, ao longo dos últimos anos, uma "massa de manobra" de políticos da cidade. A emissora foi vendida por quem, de fato, nunca foi dono. Está alugada, por quem, de fato, nunca teria acertado nada com a família de Tony Neto. Enquanto isso, dívidas foram se acumulando e o patrimônio da família Bispo ficando comprometido junto a justiça.

O Jornal Bahia Online apurou que, hoje, enquanto os arrendatários afirmavam desconhecer o negócio, o pastor Adilson Neves teria registrado no Fórum Epaminondas Berbert de Castro a documentação de compra e venda da emissora. De ex-aliado do prefeito Jabes Ribeiro, o pastor Adilson Neves agora se apresenta como um homem de comunicação disposto a fazer oposição ao prefeito de Ilhéus. Queixa-se de ter esperado um ano para ser recebido e de não ver seus pleitos atendidos pelo prefeito. No entanto, longe de o pastor, desde já, oficializar o rompimento. Uma negociação do porte da Rádio Bahiana já dá os primeiros sinais da força que o pastor ainda poderá ter junto ao Poder Executivo municipal. Tanto que, no primeiro dia de férias, o prefeito Jabes Ribeiro que iria se desligar da política e da Prefeitura por dez dias, encontrou tempo para ligar para o pastor e, assim como na campanha, lhe oferecer flores, sonhos e um futuro bem promissor.